Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados

OBJETIVO

Exibir a rastreabilidade do produto acabado e subprodutos em todos os níveis de produção, e também possibilitar o rastreamento de material para revenda, matéria-prima, embalagens etc.

UTILIZAÇÃO

 

Opções principais de pesquisa:

  • A janela conta com três filtros principais para a consulta: Produção, Entradas e Saídas.

Filtros:

  • Código do Produto: Obrigatório somente para Entradas; Consulta <F3>: tabela de produtos de acordo com o filtro principal selecionado: Produção, Entradas, Saídas (vide abaixo).

  • Lote Próprio: Opcional; Consulta <F3>: exibe "lotes x produtos", isto é, se não indicou um produto, exibirá todos os lotes de todos os produtos; se selecionou um produto trará todos os lotes deste.

  • Fornecedor: Opcional (mas obrigatório caso queira usar o campo “lote fornecedor”); aplicável para todos os filtros (vide detalhamento em cada um mais a frente); Consulta <F3>.

  • Lote Fornecedor: Opcional; Consulta <F3>: serão exibidos os lotes de acordo com o fornecedor selecionado no campo acima. Especificamente para Entradas, será exibido o lote de acordo com o produto + fornecedor selecionado.


Exportação dos Dados:

É possível realizar a exportação dos dados demonstrados nos filtros, nos seguintes formatos: MS Excel (XLS) e HTML.



Produção:

Para o filtro Produção, o sistema exibirá os níveis ascendentes e descendentes do produto selecionado. O exemplo da primeira imagem demonstra a filtragem feita pelo produto intermediário “4.02.005”, sendo este exibido pelo sistema como nível 0, e o produto final, do qual este fez parte da produção, exibe como nível -1. Já para o que compôs o produto pesquisado, o sistema exibe como nível 1.

A linha principal - agrupador principal da pesquisa, denominado "SEQ" - demonstra a sequência em si, o tipo da movimentação, o produto e o lote localizado. Podemos notar nas imagens abaixo que o produto pesquisado esteve relacionado à um Vale de Produção (VPR) e também à uma Requisição de Materiais (REQ).

Tendo isto em mente, no exemplo da figura 01, tal produto foi produzido (SEQ: 1 / VPR) tendo como lote de produção "4020005_B", na ordem de produção de número 21, sendo composto pelos itens 2.02.0066, 2.02.0075 e 2.03.0014.

 

Ascendência e descendência:

O sistema sempre exibirá o produto pesquisado no Nível 0, permitindo assim a visualização da ascendência e descendência nas situações de produção em que este produto foi envolvido.

A lógica é sempre esta:

  • o produto em questão (nível 0) pode ter sido formado por produtos (nível 1) e pode ter feito parte da composição na produção de outro produto (nível -1).

Figura 01 - exibição em níveis para o filtro Produção: situação de produção envolvendo o produto em um vale de produção (VPR).


Já na figura 02, vemos que o produto pesquisado foi requisitado (REQ) para a realização da produção de outro produto (4.02.0006).


Figura 02 - exibição em níveis para o filtro Produção: situação de produção onde o produto pesquisado foi requisitado para uma produção (REQ).

Filtros da "Produção" e suas regras:

  • Período: Será levada em consideração a data da movimentação.

  • Código do Produto: São exibidos apenas os produtos classificados como tipo igual a 1-Fabricação Própria e 8-Subproduto.

  • Lote Próprio: Consulta <F3>: exibe "lotes x produtos", isto é, se não indicou um produto, exibirá todos os lotes de todos os produtos, se selecionou trará todos os lotes do produto selecionado.
  • Fornecedor: quando selecionado o fornecedor o sistema deverá buscar as OPs que requisitaram material deste.
  • Lote Fornecedor: quando selecionado o lote o sistema deverá buscar as OPs que requisitaram material deste.

  • (informação) OBS: para o filtro Produção, o sistema obrigará que sejam informados para a pesquisa o período e ao menos mais um destes campos acima.

  • (aviso) Importante: o sistema demonstra na rastreabilidade aquilo que foi produzido/consumido em uma situação de produção. Ordens que ainda não avançaram e não possuem vale de produção não serão consideradas para a visualização.

     
Campos relacionados ao filtro Produção:

Seção Lotes de Fabricação

Filial
Código do Produto
Descrição do Produto
Almoxarifado
Lote Próprio
Lote Fornecedor
Data Validade
Data Fabricação
Unidade
Quantidade
Ordem de Produção
Requisição
Data da Requisição 

Seção Origem dos Materiais

Nº M.I.
Série NF
Nº NF
Lote Próprio
Lote Fornecedor
Data Validade
Data de Fabricação
Fornecedor
Nome do Fornecedor
Reg. S.I.F. (apenas quando a base de dados possui este campo configurado)

 


Entradas:

Filtros da "Entradas" e suas regras:

  • Período: Será levada em consideração a data da entrada da mercadoria.

  • Código do Produto: São exibidos no filtro os produtos classificados com tipo diferente de 1-Fabricação Própria e 8-Subproduto.
  • Lote Próprio: Consulta <F3>: exibe "lotes x produtos", isto é, se não indicou um produto, exibirá todos os lotes de todos os produtos, se selecionou trará todos os lotes do produto selecionado.
  • Fornecedor: Quando selecionado o fornecedor o sistema deverá buscar as entradas deste.
  • Lote Fornecedor: Quando selecionado o lote o sistema deverá buscar as entradas deste.



Figura 03 - Filtro "Entradas".

Campos relacionados ao filtro Entradas:

Seção Entradas

Filial
Código do Produto
Descrição do Produto
Data
Série
Número NF
Código da Pessoa
Nome da Pessoa
Unidade
Quantidade
Lote Próprio
Lote Fornecedor
Data Validade
Data Fabricação
Reg. S.I.F. (apenas quando a base de dados possui este campo configurado)



Saídas:

Filtros da "Saídas" e suas regras:

  • Período: Será levada em consideração a data da saída da mercadoria.

  • Código do Produto: São exibidos no filtro produtos de todos os tipos.
  • Lote Próprio: Consulta <F3>: exibe "lotes x produtos", isto é, se não indicou um produto, exibirá todos os lotes de todos os produtos, se selecionou trará todos os lotes do produto selecionado.
  • Fornecedor: Quando selecionado o fornecedor o sistema deverá buscar as saídas relacionadas a este. Não aplicável para produtos do tipo igual a 1-Fabricação Própria e 8-Subproduto.
  • Lote Fornecedor: Quando selecionado o lote do fornecedor o sistema deverá buscar as saídas relacionadas a este. Não aplicável para produtos do tipo igual a 1-Fabricação Própria e 8-Subproduto.


Figura 04 - Filtro "Saídas".

 

Campos relacionados ao filtro Saídas:

Seção Saídas

Filial
Código do Produto
Descrição do Produto
Data
Série
Número NF
Lote Próprio
Lote do Fornecedor
Quantidade
Código da Pessoa
Nome da Pessoa
UF Destino




 

 

Labels
  • Nenhum