O que é "Vacuum"?

Basicamente, o Vacuum é um processo de melhora de performance do Banco de Dados através da realocação de espaço obsoleto. Abaixo estão explicadas as 3 maneiras de executar este processo e quando recomendamos executá-los.


Requisitos:



1 - Manualmente


Execute o programa “PgAdmin”.

Acesse o servidor e pressione o botão direto do mouse sobre o ícone do banco de dados, selecione a opção “Maintenance”.

Figura 1.


Na janela que será aberta, selecione a opção “VACUUM”. Opcionalmente, selecione as opções "Full", "Analyze" e "Verbose". Pressione “OK”.

Figura 2.

 

 

Enquanto o processo é executado, as informações serão demonstradas na tela. Tal processo pode demorar alguns minutos. O tempo varia de acordo com o tamanho do Banco de Dados.

Figura 3.

Ao término do processo, será demonstrada a mensagem semelhante à apresentada abaixo. Feche a janela clicando no botão “Done” ou “Concluído”.

 



2 - Via arquivo Batch



(aviso) Lembrando que este processo deve ser realizado quando não houver nenhum usuário conectado no sistema!


Crie um arquivo do tipo Documento de Texto (Bloco de Notas) e insira as seguintes informações no arquivo:

"[Diretório_Instalação_PostgreSQL]\vacuumdb.exe" -h [IP_do_BD] -p [Porta_do_BD] -U [User] --all --full --analyze --verbose [Nome_BaseDados]

Feito isso, salve o arquivo com a extensão ".bat". Basta então, executar o arquivo com duplo clique sobre o mesmo para iniciar o processo do Vacuum.
A linha de comando de execução do Vacuum pode estar, inclusive, no mesmo arquivo que realiza o Backup da base de dados da sua empresa! Para isto, basta adicionar a linha no final do arquivo, que executará o Vacuum logo após o Backup da sua base de dados.

 

Argumentos:
[Diretório_Instalação_PostgreSQL]: Caminho do vacuumdb, por exemplo: C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\9.0\bin\vacuumdb.exe;
-h [IP_do_BD]: IP de onde está localizado o Banco de Dados;
-p [Porta_do_BD]: Porta na qual foi instalado o Banco de Dados;
-U [User]: Username do banco. De padrão é postgres;
--all: Todas as tabelas da base de dados sofrerão o vacuum.
--full: Vacuum completo. Necessita de mais espaço em disco e trava o todo o Banco de Dados enquanto o processo está sendo executado.
--analyze: Função interna do PostgreSQL para realocação de registros e melhoria de performance.
[Nome_BaseDados]: Nome da base de dados. Caso este não for informado, será realizado o Vacuum Full em todas as bases de dados.



3 - Agendador de Tarefas do Windows


Também pode-se utilizar o Agendador de Tarefas do Windows para automatizar o processo de execução do Vacuum através de um arquivo do tipo Batch.

Para isso, vá em Painel de Controle e abra o Agendador de Tarefas e crie uma nova Tarefa.

Figura 4.


Na aba Geral, entrar com o nome da nova tarefa e quaisquer informações adicionais que desejar no campo Descrição para identificar a Tarefa. Também poderá escolher o usuário que executará esta tarefa entre outras opções.

Figura 5.


Na aba Disparadores, será informado o horário que será disparada tal tarefa. Como informado novamente, o Vacuum deve ser executado quando não houver usuários conectados no Sistema, portanto é sempre uma boa prática agendar para o final do dia ou de madrugada, lembrando que pode levar alguns minutos ou horas, dependendo do tamanho da(s) base(s) de dados.

Também é altamente recomendável realizar este processo diariamente, para garantir uma melhor performance do banco de dados, porém tanto a frequência quanto o horário da execução do Vacuum fica a critério do profissional de TI de sua empresa e do planejamento interno da mesma.

Figura 6.


Na aba Ações, será definido o arquivo a ser iniciado. Selecione o arquivo ".bat" criado anteriormente e deixe selecionada a opção "Iniciar um programa".

Figura 7.


 


Autovacuum (to prevent wraparound)

O que é?

Wraparound é um efeito colateral do PostgreSQL, que elimina dados muito antigos, devido a uma execução muito longa do cluster.

Para evitarmos este problema, é necessário agendar a execução do VACCUM sem as opções FULL e ANALYSE, da seguinte maneira, conforme fortemente recomendamos:

SET PGPASSWORD=[SENHA_DO_USUARIO_POSTGRES_DO_BANCO]
vacuumdb -h [IP_banco_dados] -p [PORTA] -U postgres --all --verbose 

 

Comando para verificar a ultima execução do VACUUM no banco.

SELECT relid,schemaname,relname,last_vacuum,last_autovacuum,last_analyze,last_autoanalyze FROM pg_stat_user_tables;



(informação) Para mais informações sobre Vacuum, acesse:

http://www.postgresql.org/docs/9.0/static/sql-vacuum.html

http://www.postgresql.org/docs/9.0/static/app-vacuumdb.html

http://www.postgresql.org/docs/9.0/static/routine-vacuuming.html