A Ti9 com objetivo de continuar fornecendo a seus clientes uma arquitetura de software atualizada de acordo com a evolução do mercado, está oficializando a versão PostgreSQL 12 como solução de armazenamento para nossos produtos. Desta maneira estamos descontinuando o suporte/utilização da versão PostgreSQL 9.

Utilizando seu sistema ERP Ti9 com esta nova versão do banco de dados, você terá diversos benefícios, tais como:


 

Ações necessárias para o início da atualização:

- Programe a execução deste procedimento fora do horário comercial, para não impactar as operações de uso do Ti9 em sua empresa.

- Nenhum usuário deve estar logado no banco de dados. Recomendamos reiniciar o serviço do banco de dados e renomear cada base dados para evitar acessos durante o backup.

*também é necessário parar o serviço do Tomcat e inicia-lo novamente após todas as instalações (este serviço é responsável pelo REINF e eSocial)

- Garanta que o disco da máquina servidora tenha espaço suficiente para a criação do arquivo de backup.

- Verifique a necessidade de aplicar a versão em ambiente de teste em especial por conta das ferramentas externas/terceiros que conectam na base dados.

*garanta que as aplicações de terceiros continuarão funcionando

- Realize a instalação prévia do componente ODBC nas estações de trabalho e servidores - download através do link: PSQL ODBC.

*sem realizar a instalação da ODBC o Ti9 não irá conectar no banco de dados PostgreSQL 12.

**a instalação pode ser realizada antes da migração - esta ODBC é compatível com a versão 9 e 12 do PostgreSQL.

- Verifique a versão do ERP e Folha de Pagamento: a versão mínima do ERP deve ser a 4.23.3 e a versão mínima para a Folha de Pagamento deve ser a 4.21.0

*estas versões podem ser aplicadas ainda com o PostgreSQL 9 desta maneira solicite a atualização de versão antes de realizar a migração.

 

Atualização para a nova versão:

Uma vez concluídos os preparativos acima (não inicie a atualização sem seguir nossas recomendações), você seguirá sua atualização da seguinte forma:

  • 1: Realizar o backup do BD: conforme manual: Backup da base de dados.
    (aviso) ATENÇÃO: O tamanho do seu banco de dados afeta diretamente o tempo de backup. Fique atento à tabela do procedimento que mostra o tempo médio por tamanho de base.

  • 2: Instalar a nova versão 12 do PostgreSQL e realizar outras configurações: conforme manual: PostgreSQL 12: Instalação e Configuração.

  • 3: Restaurar o backup: Uma vez instalada a nova versão, restaurar o backup feito no passo 1. Siga o manual: Restauração de backup da base de dados

  • 4: Executar o programa RPTUpdater: esta ferramenta tem o objetivo de atualizar os arquivos de relatório específicos do cliente (RPTs) de modo que estes possam utilizar um componente que possui total compatibilidade com a versão 12 do PostgreSQL. Siga as orientações conforme manual: Ti9 RPT Updater

  • 5: Backup automático do banco de dados: Alterar no arquivo batch o caminho do executável "pg_dump.exe" para que utilize o PostgreSQL versão 12.


(informação) É necessário que todos os procedimentos contidos neste tutorial sejam realizados por profissional qualificado, sendo necessário que o responsável pela infraestrutura da empresa acompanhe o processo.
(informação) Caso você prefira que a Ti9 faça esta atualização, nós estamos aqui para ajudar. Entre em contato com comercial@ti9.com.br