Este processo permite realizar a gestão de cobranças de taxas originadas das “unidades de negócio” (lotes e residências) - receitas que são recorrentes de Taxas de manutenção, investimentos, fundos de reserva, dentre outras.
Unidade de Negócios
- Na tela Financeiro -> Movimentos -> Central de Cobrança CondomiCadastros -> Cadastro de Plano de Contas e Centro de Custo Período Anterior x Transferência de Saldo, na primeira tela, na aba "Geral", será cadastrado o mês de referência, onde se pode colocar uma descrição, e é necessário informar qual será a máscara utilizada para demonstrar os Planos de Contas e Centros de Custos.
Figura 1 - Cadastrando o mês de referência
Ao clicar em "Manutenção Plano Contas Anterior", uma nova tela é aberta, e nesta são cadastrados os Planos de Contas referentes ao período anterior, cadastrado na tela "Geral".
O cadastro pode ser feito de três maneiras:
Após inserir estes planos de contas, deve se clicar no botão "Salvar", no canto direito inferior da tela, para que as informações sejam devidamente salvas no sistema.
Figura 2 - Manutenção do Plano de Contas Anterior
Figura 3 - Importação de Plano de Contas já cadastrado no Ti9
Figura 4 - Importação de Plano de Contas utilizando arquivo .txt
Ao clicar em "Manutenção Centro Custos Anterior", uma tela semelhante à anterior será aberta, mas agora para cadastro dos centros de custos. O funcionamento da tela é o mesmo, com a única diferença que agora as informações inseridas serão dos Centros de Custos.
Figura 5 - Manutenção do Centro de Custos Anterior
Na tela de "Transferência de Saldos Iniciais" é onde se registra os saldos iniciais dos planos de contas anteriores cadastrado, passando para os planos de contas atuais, utilizando ou não um centro de custo, e indicando se a natureza é Credora ou Devedora.
Para inserir as informações o processo é o seguinte:
Após dar enter no campo natureza, as informações preenchidas são inseridas na tabela, e o valor de Débito e Crédito na parte inferior da tela é atualizado. Tal como nas outras telas, é necessário apertar o botão de "Salvar" para que as informações sejam salvas no sistema. A tela só salvará as informações inseridas se os valores de Débito e Crédito forem iguais.
Para atualizar algum registro já inserido na tabela, basta selecioná-lo na tabela e apertar enter, fazendo com que o registro preencha os campos de texto e a atualização seja possível. Para inserir de novo na tabela, basta no campo "Natureza" apertar enter que o registro é inserido novamente na tabela com os dados atualizados.
Figura 6 - Transferência de Saldos Iniciais
Para que o registro seja gerado no SPED Contábil, é necessário marcar o parâmetro "Houve mudança de plano de Contas em Relação ao Ano Anterior." conforme figura 7.
Figura 7 - Parâmetros da Contabilidade
No SPED Contábil, para que o registro I157 seja gerado, é necessário marcar a flag correspondente na tela de seleção, conforme figura 8.
Figura 8 - Registro I157