Inserir e atualizar anúncios dos produtos e sincronizar os pedidos de venda originados nos marketplaces.
Acesse o módulo Vendas (Figura 1) e localize o menu Marketplace:
Figura 1 - Menu do Marketplace
Acesse o menu "Markeplace > Parâmetros" da Figura 1 acima.
Na aba Geral, o campo URL (Figura 2) deve conter o caminho do Serviço Web da integração.
localhost: deve ser substituído pelo IP configurado pelo administrador de rede.
8080: deve ser substituído pela porta configurada pelo administrador de rede.
empresa: deve ser substituída pelo nome de acesso da empresa, configurado pelo administrador de rede.
Figura 2 - Parâmetros do Marketplace
As informações de token de acesso (Figura 3) serão geradas no momento da ativação da loja (filial) na plataforma de integração com os marketplaces.
Figura 3 - Informações do Token de Acesso
Nesta aba (Figura 4) são cadastrados os parâmetros para a inclusão dos pedidos de venda.
Figura 4 - Dados Faturamento
Na aba Geral (Figura 5) marque a opção "Nosso Intermediador = SIM". Em seguida, clique no botão "Dados de Intermediador".
Figura 5 - Dados de Intermediador
É necessário cadastrar as informações do intermediador (Figura 6) para cada uma das filiais.
Geral
Figura 6 - Dados de Intermediador
1.2.2 Marketplace (Figura 7)
Figura 7 - Dados de Intermediador - Marketplace
Importante: se o "DE-PARA" não estiver preenchido, o usuário precisará preencher manualmente nas duplicatas dos pedidos.
Figura 8 - Dados de Intermediador - Intermediador x Forma de Pagamento
Os produtos da integração via marketplaces devem estar com os campos obrigatórios (Figura 9) devidamente configurados: Categoria; Marca, Largura, Altura, Comprimento e Peso Líquido (necessários para cálculo de frete); e Classe Origem.
Importante: produtos sem a categoria definida não ficam disponíveis para inclusão nos anúncios.
Figura 9 - Dados para o Marketaplace no Produto
Pode ser cadastrado um anúncio (Figura 10) com vários produtos e vários marketplaces.
Figura 10 - Dados Gerais do Anúncio
É possível configurar uma tabela de preço (Figura 11) para cada marketplace.
Figura 11 - Dados do Marketplace no Anúncio
Nesta janela (Figura 12) é possível ativar e desativar um marketplace e/ou produtos específicos dos anúncios. A efetivação das alterações ocorrerá após o processo de agendamento e sincronização com sucesso.
Importante: é necessário clicar em "Salvar" após concluir as alterações.
Figura 12 - Produtos do Anúncio
Após realizar o agendamento das alterações dos produtos, é necessário executar a sincronização conforme as alterações efetuadas (Figura 13):
Figura 13 - Sincronizar Anúncios
É possível consultar o status do processo da sincronização no cadastro de Produtos do Anúncio (Figura 14), coluna "Status Processo".
Figura 14 - Status do Processo
Caso ocorra erro de integração, o conteúdo da coluna Mensagem (Figura 15) pode ser copiado para localizar a causa do erro. Corrigido o cadastro, a alteração do produto pode ser agendada e sincronizada novamente.
Figura 15 - Log Integração Anúncios
Nesta etapa é demonstrado o processo de visualização e integração dos pedidos dos marketplaces com o ERP Ti9. Os pedidos listados na versão Web da consulta (Figura 16) estão pendentes de integração. A integração dos pedidos pode ser executada automaticamente em um intervalo de tempo definido com o administrador da infraestrutura de TI da empresa.
Figura 16 - Lista de Pedidos - Web
Clique no link do número do pedido para visualizar os detalhes. (Figura 17)
Figura 17 - Detalhes do Pedido - Web
Para executar a integração manualmente, clique no botão "Pedidos > Sincronizar" (Figura 18) da janela de "Anúncios" do ERP.
Figura 18 - Sincronizar Pedidos
Após a sincronização, é possível clicar na opção "Consulta LOG > Pedidos" da mesma janela para verificar o resultado (Figura 19) da integração.
O administrador da infraestrutura de TI da sua empresa pode configurar uma rotina automática que, a cada intervalo de tempo específico, consulte os pedidos com falha na integração e envie esta lista a alguns e-mails específicos.
Figura 19 - Log Integração Pedidos
Também pode-se confirmar as informações da integração na consulta Web (Figuras 20 e 21) dos pedidos no marketplace.
Figura 20 - Pedido Web Integrado
Figura 21 - Pedido Web Integrado - Cód. do Pedido no ERP
Ao consultar pedido no ERP, as informações do pedido no marketplace também podem ser acessadas pelo botão "Info Marketplace" (Figuras 22 e 23).
Figura 22 - Pedido Integrado no ERP
Figura 23 - Pedido ERP - Informações Marketplace
Se o "DE-PARA" mencionado no item 1.2.3 (acima) estiver configurado corretamente, a forma de pagamento será preenchida nos dados financeiros do pedido (Figuras 24 e 25). Caso contrário, será necessário preenchê-los manualmente.
Figura 24 - Pedido ERP - Financeiro
Figura 25 - Pedido ERP - Detalhes da Duplicata