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Objetivo

 

A ferramenta de Integração Fiscal do TI9 automatiza o processo de importação e processamento de XMLs fiscais, como Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e SAT CF-e, garantindo a correta validação e integração dessas informações no sistema ERP.

 

Requisitos de Utilização

 

Para utilizar a ferramenta de Integração Fiscal, é necessário entrar em contato com comercial@ti9.com.br para solicitar a instalação.

 


 

Acesso ao Sistema

 

  1. Entrar no TI9: Use seu usuário e senha para acessar o sistema.
  2. Acessar o módulo: No ERP, navegue até Livros Fiscais > Processos > Integração Fiscal (XML).

 

Essa opção abrirá a aplicação destinada à integração dos XMLs.

 


 

Preparando os Arquivos XML

 

  1. Localize a pasta do launcher: Acesse o diretório correspondente ao cliente.
  2. Subpasta "xml": Dentro da pasta da aplicação, localize a subpasta chamada "xml" e insira todos os arquivos XML da empresa nela.

 

Exemplo de Caminho: pasta_da_aplicacao/xml

 


 

Tela Inicial do Sistema

 

Ao abrir a aplicação pelo launcher, você verá a página inicial:

 


 

Etapas de Importação dos XMLs

 

1. Vinculando a Operação e Finalidade

 

Para importar corretamente os documentos fiscais, é necessário configurar o vínculo de operação e finalidade. Porém, para vincular a operação, é necessário escolher primeiro qual é a classificação.

 

Vinculando a Operação:

 

  1. Selecione a Classificação:
  2. Escolha o CFOP correspondente.
  3. No campo "Operação": Selecione a operação desejada.
  4. Clique em "Aplicar".

 

Vinculando a Finalidade:

 

  1. Escolha o CFOP correspondente.
  2. No campo "Finalidade": Selecione a finalidade desejada.
  3. Clique em "Aplicar".


 

Obs: Esse processo deve ser feito para todas as classificações existentes.

 


 

2. Importando os XMLs

 

  1. Acesse a Tela de Importação:


  1. Selecione a Filial.
  2. Preencha o período correspondente às notas fiscais que deseja importar.
  3. Escolha o tipo de documento a ser importado: NF-e, SAT ou ambos.
  4. Clique em "Importar".

 Observe que na imagem anterior é mostrado a opção gerar dados de Financeiro e Estoque, todo o processo de configuração dessas opções será demonstrado no tópico 'Importação de dados financeiros e estoque do XML na integração fiscal.'

 


 

3. Verificando o Resultado da Importação

 

Status e Logs de Erros:

 

  • Caso algum documento apresente erros, eles serão listados na tela de processamento.

  • A tela mostrará o arquivo e a descrição do erro correspondente:

 

Corrigindo Erros:

 

  1. Verifique o CFOP correspondente ao erro.
  2. Realize o vínculo correto de operação e finalidade.
  3. Retorne à tela de importação e reimporte o documento.

 

Nota: Após a correção, o status do documento deve ser "Sucesso".

 


 

4. Processamento Bem-Sucedido

 

  • Os XMLs importados serão movidos para a subpasta "processados", organizada por CNPJ.

 

5. Conferindo as Notas Importadas

 

  1. No ERP, acesse: Faturamento > Documento de Saída.
  2. Pesquise pela nota processada.
  3. Verifique as informações fiscais da nota.

 


 

Importação de XMLs Fora do Período Especificado

 

  • Durante a importação, apenas documentos dentro do período especificado serão considerados.
  • Caso um documento esteja fora do período, ele será ignorado e listado com o status "info".

 

Nota: Isso não é um erro, apenas uma informação do sistema. No caso mostrado, o documento em questão foi apenas "ignorado" durante a importação, por não estar dentro do prazo especificado.

 


 

Importação de Dados Financeiros e Estoque

 

Configuração de Dados Financeiros:

 

 

  1. Configure as informações para lançamento das duplicatas conforme a tag de meio de pagamento do XML. Pra isso, preencha os campos especificados acima.
  2. Vincule a forma de pagamento aos dados bancários.
  3. Não são gerados documentos de compensação para as operações de devolução, uma vez que não existe essa informação no XML.
  4. O lançamento do financeiro também verifica a opção Lança Financeiro de acordo com a operação da Nota Fiscal.

  • TAG: 90 - Sem pagamento: Caso a TAG de pagamento seja igual a 90, sem pagamento, o sistema irá ignorar as duplicatas lançadas nela. Entretanto caso o usuário crie a parametrização para lançar duplicatas mesmo na TAG sem pagamento o sistema irá realizar o lançamento no financeiro.

 

Obs: Se a parametrização realizar baixa automática, não será possível reimportar os dados financeiros até que a baixa seja cancelada.  O mesmo se aplica a baixas manuais realizadas após a importação.

 

Configuração de Estoque:

 

  1. Preencha as informações de filial e almoxarifado.

  1. Configure o almoxarifado para o lançamento.
  2. O lançamento verifica a opção "Lança Estoque" e os campos de finalidade.
  3. Não é possível realizar lançamento de lote visto que não existe essa informação no XML, desta maneira os produtos que controlam estoque por lote irão gerar erro na hora da integração.
  4. Também é verificado o saldo no lançamento do estoque, desta maneira o produto deve possuir saldo para realização da movimentação do estoque.


Informações Importantes sobre o Integrador Fiscal

Existem algumas informações sobre fluxo, regras fiscais e outras questões importantes a respeito do integrador fiscal. Iremos colocar abaixo:

 

  • Ao importar os Cupons Fiscais o sistema não obriga o cadastro do Cliente Pessoa Física em Companhias e Pessoas. Quando o cliente/CPF não está cadastrado em Companhias e Pessoas, o importador irá gerar o Documento com o Consumidor Final (CPF: 000.000.000-00).

É válido ressaltar que o tratamento citado acima se aplica aos clientes pessoa Física, caso a empresa realize vendas para pessoas jurídicas é necessário continuar cadastrando o cliente em Companhias& Pessoas.


  • Geração do SPED Fiscal - Registro C800 - CUPOM FISCAL ELETRÔNICO – SAT (CF-E-SAT)
    1. Para geração do SPED Fiscal o sistema utiliza o CPF gerado no Cupom Fiscal da mesma forma como foi gerado o XML.

    2. Para a correta geração do CPF no registro C800 o Cliente Consumidor Final cadastrado em Companhias & Pessoas deve estar como pessoa Física. É importante revisar o cadastro já que muitas empresas estão cadastrado como "Outros". Lembramos que esta situação é incorreta e deve ser corrigida, verificando o cadastro do Cliente Consumidor Final (CPF: 000.000.000-00).


 

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