Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados

 

 

  • Quedas de energia podem afetar o servidor e até mesmo o sistema. Este manual guiará o administrador de rede na tentativa de solucionar problemas em geral que possam ocorrer (sobretudo lentidão) devido à quedas de energia.

 

 

Lentidão no sistema TI9

Este manual abrange a questão de lentidão após queda de energia ou eventos similares, mas não garante melhora de performance em qualquer caso de lentidão, pois esta pode estar relacionada à outros fatores, como estruturação de rede interna, componentes de hardwares, aplicações terceiras no servidor etc.

 

Após este evento, caso haja queda significativa de performance no Ti9 ou algum outro problema similar, realize os passos abaixo. (aviso) Lembrando que não pode haver usuários utilizando o sistema durante todo o processo.

  1. Realizar um backup da base de dados

    • Na base de dados, pressione o botão direito do mouse e clique em Backup...

      Selecione 'Backup...'

      Escolha o local do arquivo ao clicar no botão indicado


      Verifique se não houve problemas durante o Backup da Base de Dados


    • Neste passo, é importante ter um backup também de antes de ocorrer a queda de energia ou problema similar, pois isso pode garantir maior integridade das informações.
    • O backup também serve para verificar se houveram danos às informações, portanto, verifique nos logs se houve algum problema como corrompimento de alguma tabela. A base de dados antes do evento servirá para repor a tabela corrompida (após o passo 3). Tentar realizar um SELECT na tabela em questão também é válido para garantir as informações da base de dados.
    • Se não houver erros durante o backup, prossiga.

  2. Apagar base de dados oficial de produção

    • Na base de dados, pressione com o botão direito do mouse e clique em Delete/Drop.

      Selecione 'Delete/Drop'

    • Após garantir o backup da base de dados oficial, a mesma deverá ser apagada. Esta dará lugar ao backup realizado anteriormente. Este processo é necessário para identificarmos se alguma tabela ou informação foi corrompida e, então, corrigirmos.

  3. Restaurar a base de dados
    • Na base de dados, pressione com o botão direito do mouse e clique em Restore...

      Selecione 'Restore...'

      Selecione o arquivo backup da base a restaurar


      Verifique se não houve problemas durante o Restore da Base de Dados


    • Se nesta etapa ocorrer erros durante a restauração da base de dados, o(s) mesmo(s) deve(m) ser verificado(s).

  4. Realizar, manualmente, vacuum
    • Na base de dados, pressione com o botão direito do mouse e clique em Maintenance...

              Selecione 'Maintenance...'

    Deixe selecionado apenas VACUUM e Verbose
    e pressione OK

    Verifique se houve problemas durante o Vacuum

    • Este é o ponto crucial da correção. Primeiramente, deverá ser executado apenas o VACUUM, sem ser marcada nenhuma outra opção. Pode levar alguns minutos.
    • Ao término desta, realizar novamente os passos do VACUUM, porém marcando apenas a opção ANALYZE, em 'VACUUM options'.
    • Para mais informações sobre o Vacuum, ver no manual Execução de Vacuum no Banco de Dados.

 

Terminando todos estes passos, tentar acessar novamente o sistema, que deve ter eliminado o problema da lentidão ou qualquer outro similar referente à queda de energia.

 


 

Labels
  • Nenhum