
OBJETIVO
Possibilitar o controle e atendimento de saldos alocados para os itens do pedido de vendas, considerando o critério por data entrega do pedido ou data e hora de inclusão ou alteração do item no pedido. Tal implementação deve validar os valores de saldo de estoque e alocar o saldo conforme parametrização.
UTILIZAÇÃO
Inicialmente é necessário efetuar o cadastro da forma de alocação do saldos nos pedidos. Para tal acesse "Parâmetros do Faturamento" -> "Parâmetros Gerais", sessão de pedido de vendas. Manipule o novo campo com nome "Alocar Saldos nos Pedidos", opções para preenchimento: "1 - Não" (Padrão); "2 - Data entrega pedido"; "3 - Data/Hora inclusão do item", conforme ilustra a Figura 01.
Figura 01 - Parâmetro "Alocar Saldos nos Pedidos" na janela Parâmetros do Faturamento
Caso tal parâmetro seja diferente de "1 - NÃO", será exibido no item do pedido de vendas o campo "Saldo Alocado", responsável por demonstrar o cálculo: Quantidade atendida (menos) Quantidade solicitada.
Tal campo é apenas leitura, para consulta do saldo pendente e atendimento. Seu valor será negativo ou zero e com destaque na cor vermelha e negrito da fonte, conforme apresentado na Figura 02.
Figura 02 - Campo "Saldo Alocado" na janela Itens do Pedido de Vendas
Através da tecla <F3> neste campo é possível verificar o saldo alocado do produto e os documentos (pedidos) que não foram efetivados e que possuem o item, conforme apresentado na Figura 03.
Figura 03 - Consulta de Saldos Alocados
O atendimento manual é realizado através da janela "Liberação do Pedido de Vendas". Esta janela possui a opção de filtro para realizar a liberação também por Data de Entrada (de até), conforme Figura 04.
Figura 04 - Novo filtro "Data Entrada" na janela Liberação Pedido de Vendas
Observação: Mesmo preenchendo ambas informações de data, a precedência de utilização neste janela é pela data de entrega.