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OBJETIVO

Efetuar um pedido de venda/cotação de um conjunto, este conjunto considerado como kit de materiais será formado de acordo com o projeto do cliente. O mesmo não terá uma composição fixa e deverá ser montado de acordo com a necessidade do cliente, podendo ter qualquer quantidade de qualquer item de sua composição. 

O usuário precisará cadastrar um produto modelo, aqui chamado de produto-matriz. Deverá incluir itens na composição deste produto, na atual janela do sistema "Composição do Produto", observando os grupos de estoque que deseja-se que aquele conjunto possua.

No pedido de vendas, o usuário selecionará então o produto-matriz, informando os dados básicos do item, bem como a quantidade de conjuntos desejada. Montará então o conjunto, selecionando as quantidades de cada item que irão compor o conjunto. Ao aprovar a cotação o sistema irá gerar o novo item, para que o mesmo apareça com as quantidades selecionadas para o departamento de produção.

UTILIZAÇÃO

Para definir se um produto será matriz, um parâmetro foi criado em Cadastro de Produtos > Complementos > Complementos 1 chamado Produto "Matriz". Conforme figura 1.

Figura 1. Novo Parâmetro cadastro de produtos -> Complementos 1.


(aviso) Nota: É importante que o produto matriz, tenha todas suas configurações corretas no cadastro do produto, visto que, o produto que será gerado deste processo, será em sua essência, uma cópia do produto matriz.


Após a definição do produto como matriz, deverá ser definido, quais produtos pertencem a composição deste produto matriz e poderão ser montados como "kit" no pedido de vendas. Para realizar este processo, deverá ser feito diretamente na atual janela do sistema "Composição do Produto" dentro dos cadastro de produtos. Após abrir esta janela, na mesma deverá ser definido os "subprodutos" que pertencem aquele produto matriz. Conforme figura 2.

Figura 2. Janela "Composição" do Produto Matriz.

Campos de digitação:

  • Item da composição: Campo com possibilidade de seleção múltipla do cadastro de produtos que serão inseridos na grade de composição.
  • Operador: Campo de seleção fixa das opções "*" ou "/" referente aos operadores matemáticos. Esta opção multiplicará ou realizará a divisão do valor pela quantidade do produto.
  • Qtde: Quantidade do produto composição. No caso do produto-matriz, esta informação serve apenas para referência, ou então, pode-se deixar com valor zero.
  • Proporção: Campo de seleção fixa das opções "Fixa" ou "Proporcional".
  • Observação: Campo de digitação livre referente as observações dos produtos.

 

Pedido de vendas:

Há uma opção para consulta dos produtos do pedido de vendas que se referem ao novo conjunto que será formado, contendo sua composição de produtos. Conforme exemplo figuras 3 e 4.

Figura 3. Chamada da opção composição de conjunto.


Figura 4. Janela de "pré visualização": Composição do produto do pedido de vendas.


Ao inserir um novo produto nos itens do pedido de vendas, caso o mesmo seja matriz, um botão "composição" será apresentado. Nesta janela, será possível definir quais itens da composição pertencem aquele produto. Conforme exemplos figuras 5 e 6.

Figura 5. Botão nos Itens do Pedido de Vendas: Composição.


Figura 6. Janela de composição do produto no pedido de vendas.


Campos presentes nesta janela:

  • Quantidade Pedida de Conjuntos *: Demonstra a quantidade de kits informada no item do pedido de venda.
  • Preço Total do Conjunto *:  Demonstra a somatória dos valores dos produtos de composição selecionados, consequentemente, o valor do conjunto a ser montado.
  • Código do Novo Produto: Campo para informar o código do conjunto/novo produto que será criado.
  • Quantidade de Referência: Para grupos de estoque que determinam a verificação das quantidades, o sistema valida a soma destes grupos com esta quantidade informada pelo operador. Trata-se de um campo auxiliar para a montagem, servindo como base para tais grupos.
  • Descrição do Novo Produto:  Campo para informar a descrição do conjunto/novo produto que será criado.
  • Campo da grade "Quantidade": Campo para informar a quantidade desejada de subprodutos da composição.
  • Campo da grade "Valor Unitário": Campo para informar o valor unitário desejado do subproduto. Por padrão o sistema retorna a tabela de preços, caso deseje alterar o valor, e se o operador tiver permissão para alterar este campo será possível. A validação de permissão é a mesma do campo "valor unitário" da janela de itens de pedido de vendas.

    * apenas visualização.




VALIDAÇÕES E PARAMETRIZAÇÃO DOS GRUPOS DE ESTOQUE: 

Parâmetros de validação estão localizados na janela "Grupos de Estoque", aba "PRODUÇÃO", conforme figura 6.1:

  • Exige seleção na montagem: Este parâmetro determina se o sistema obriga a seleção deste grupo de estoque na formação dos conjuntos de vendas, caso este faça parte da composição do produto-matriz.
  • Exige qtde semelhante à quantidade de referência: Este parâmetro determina se o sistema exige que a quantidade total de itens deste grupo seja igual àquela informada como referência, no ato da composição na venda.


Figura 6.1. Exemplo de parametrização para o grupo de estoque. Será utilizada na validação da janela de montagem dos conjuntos.


  • (aviso) Estes parâmetros são visíveis apenas para grupos de estoque de último nível.
  • (aviso) Caso ambos parâmetros para um determinado grupo de estoque estejam determinados como SIM, a quantidade por grupo de estoque deve ser idêntica ao valor informado no campo "Quantidade de Referência". Caso contrário, ao salvar este processo, o sistema exibirá uma mensagem demonstrando os grupos que estão divergentes. O mesmo vale para grupos de estoque desmarcados mas que determinam seleção obrigatória.




RECUPERAÇÃO DA TABELA DE PREÇOS:

Ao abrir pela primeira vez a janela de composição, caso esteja parametrizado, o sistema buscará as informações de tabela de preços conforme determinado. Se for específico para cliente, o mesmo também retornará o valor conforme parametrizado. Exemplo imagem 6.2


Figura 6.2 Exemplo de parametrização da tabela de preço na operação por cliente.


(aviso)(aviso)Caso o valor unitário do item seja alterado na composição do pedido, mas não seja marcado, o sistema NÃO vai persistir essa informação, voltando ao preço original na próxima abertura da janela



Após salvar as informações desta janela, o campo "Descrição Informada" do item do pedido será alterado para o valor informado no campo "Descrição do Novo Produto"


Ao retornar no pedido, no momento da aprovação da cotação em pedido o sistema verifica se a composição foi efetuada. Caso não tenha sido, exibe o alerta de que trata-se de produto matriz e necessita de composição. 

Caso a composição esteja coerente, com todas as validações já mencionadas, o novo produto então será criado e adicionado ao pedido de vendas. O valor deste item será o mesmo valor demonstrado em "Preço Unitário do Conjunto". Este novo produto em sua essência será uma cópia do "produto matriz" e contemplará todos os dados principais do matriz bem como os dados das janelas: "Conta Contábil por Finalidade/Filial", "Finalidade/Aplicação Padrão dos Produtos" e "Código no Cliente". Vide exemplo 7.

 

Figura 7. Pedido de Vendas, novo produto gerado e adicionado ao pedido de vendas.



Observações:

(aviso) O processo não contempla reverso, ou seja, se o operador errar ao aprovar a cotação e transformá-la em pedido, terá de ajustar o produto criado manualmente quanto à composição e suas quantidades.
(aviso) Será possível a inserção de "n" 'produtos matriz' no pedido de vendas