Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados

OBJETIVO

Estabelecer o faturamento de produtos químicos de acordo com as regras de incompatibilidade de acordo com a "NBR-14619 Transporte terrestre de produtos perigosos - Incompatibilidade química", onde produtos incompatíveis não podem ser faturados na mesma nota fiscal por não poderem ser transportados no mesmo meio de transporte terrestre.

(aviso) Esta funcionalidade não contemplará nenhuma outra incompatibilidade que não esteja citada nessa NBR-14619.

UTILIZAÇÃO

Parâmetro para controle da funcionalidade.

Para ativar a funcionalidade, utilize o parâmetro “Utiliza definições de incompatibilidade química”, localizado na janela “Parâmetros do Faturamento”, seção “Parâmetros Gerais”.

(aviso) IMPORTANTE: Uma vez que este parâmetro for ativado e um faturamento utilizando desmembramento por incompatibilidade química for efetuado, não será mais possível desativá-lo.

 

Figura 1 - Parâmetro que determina a validação de incompatibilidade.

 

Cadastro de Produtos.

Em "Cadastro de Produtos", utilize o campo "Classificação de Periculosidadepara a classificação de periculosidade do produto:

  • 0 – Não Perigoso (definição padrão); 
  • 1 – Perigosos diversos; 
  • 2 – Explosivos. 

Sempre que o produto for classificado como perigoso ou explosivo, o sistema emite um alerta no momento em que o usuário salva o registro deste novo produto.

Figura 2 - Campo para a classificação da periculosidade.


A seção ‘Complementos > Classificação de Produtos Químicos’ contem os campos de classificação geral:

  • Classe de Risco; 
  • Subclasse de Risco; 
  • Grupo de Compatibilidade - (informação) Pode ser deixado sem preenchimento, a fim de criar uma maior gama de incompatibilidade (ex.: "todos os Grupos Ácidos são incompatíveis com todos aqueles sem determinação de Grupo e Subgrupo". Veja mais abaixo na seção Tabela de Incompatibilidade Química).
  • Subgrupo de Compatibilidade - (informação) idem.
  • Classificação de Explosivo - (aviso) obrigatório somente se o produto possuir classificação de periculosidade como “2 - Explosivos”; 
  • Número ONU; 
  • Grupo de Embalagem; 
  • Toxicidade etc. 
  • Demais campos vide http://confluence.ti9.com.br:8081/display/REL/Transporte+de+Produtos+Perigosos

Figura 3 - Campos de classificação. Campos obrigatórios dependendendo da situação dos parâmetros.

 

Classificações e Tabela de Incompatibilidade Química.

Deverão ser cadastrados os registros para as tabelas de classificação de compatibilidade/incompatibilidade química dos produtos da empresa.

  • Grupos de Compatibilidade.
  • B – Subgrupos de Compatibilidade. 
  • C – Exceções de Incompatibilidade. 
  • D – Tabela de Incompatibilidade.

Figura 4 - Menus para acesso às tabelas e cadastros relativos à incompatibilidade química.



Definições das tabelas:

Grupos e Subgrupos de Compatibilidade.

É possível cadastrar quantos grupos e subgrupos julgue-se necessário para controlar as compatibilidades químicas.

Figura 5 - Cadastro de Grupos de Compatibilidade.


Figura 6 - Cadastro de Subgrupos de Compatibilidade.

 

 

Exceções à Incompatibilidade.

Nesta tabela é possível criar as exceções às incompatibilidade químicas, que poderão ser atribuídas no momento da configuração da incompatibilidade, utilizando-se dos campos de classificação (como mencionados acima).

  • Com um duplo clique é possível adicionar os campos disponíveis à fórmula. Pode-se também removê-lo bastando excluir o código do campo na fórmula construída.

  • A composição da fórmula aceitará a digitação de operadores lógicos como “AND” e “NOT” e separação lógica com parênteses. Para mais informações sobre os operadores lógicos e caracteres aceitos na fórmula, pressione o botão (interrogação)

  • Esta janela conta com o recurso “Validar Fórmula”, onde o sistema executa a fórmula construída e emite um alerta de validação.

Exemplo com exceção (fictício):

Todos os produtos do Grupo “EXPL” com Subgrupo “S” são incompatíveis com os produtos do Grupo “PED” com Subgrupo 'sem determinação', exceto se o produto do Grupo “PED” possuir números ONU 2990 ou 3072 e Classe de Risco = 9.

Tabela de Incompatibilidade:

GRUPO A

SUBGRUPO

GRUPO B

SUBGRUPO

EXCEÇÃO

EXPLSPED 002
PNC PNC  
PNC CORR  
HGP PNC  



Figura 7- Cadastro de exceção de incompatibilidade: exemplo de fórmula de exceção.

 

 

Tabela de Incompatibilidade Química.

Nesta tabela é possível definir a incompatibilidade entre os Grupos, ou seja, o que não estiver definido aqui será considerado por padrão como compatível.

Os registros cadastrados para exceções, mencionados anteriormente, poderão ser utilizados aqui, para criar exceções às incompatibilidades configuradas. Apenas o campo “Grupo de Compatibilidade 1” será obrigatório nesta janela. Também somente será possível manipular os quatro campos principais quando do cadastro da incompatibilidade, visto que estes campos são chave de referência.

(aviso)IMPORTANTE:

  • É permitido deixar sem preenchimento os campos opcionais, entretanto vale ressaltar que o sistema leva em consideração toda a informação desta janela quando do processo de incompatibilidade. Ou seja, considera toda a classificação de compatibilidade dos produtos, inclusive os campos sem preenchimento.
  • O sistema sempre verifica a incompatibilidade com referência cruzada, ou seja, grupo do item A pode não ter incompatibilidade cadastrada com o grupo do item B, mas o grupo do item B pode ter uma incompatibilidade cadastrada para o grupo do item A.

 

Figura 8- Cadastro de incompatibilidades.

 

Processo de Faturamento.

Um botão será exibido na seção "Processos" da janela "Pedido de Vendas". Este é o botão que dispara o evento de verificação de incompatibilidade química e separação dos pedidos caso seja necessário.


(aviso) Para realizá-lo, o pedido deve estar Efetivado.


O sistema desmembrará o Pedido (mesmo processo do "pedido filho") e criará um pedido para cada grupo de produtos compatíveis entre si.

Ao confirmar:

  • A – Uma vez que o parâmetro do faturamento (item 1) está ativo, o sistema verifica se há pelo menos um registro cadastrado na tabela de incompatibilidade. Caso não exista, aborta o processo e emite um alerta informando incoerência.
  • B – Caso exista registro na tabela de incompatibilidade, o sistema verifica os itens e gera quantos pedidos forem necessários, um para cada grupo de compatibilidade, e manterá relacionamento entre eles como "filhos", ou seja, no primeiro pedido será informado em cada item o número do "pedido filho" gerado, assim como é feito no faturamento parcial. Além desta informação é possível observar que três novas colunas foram criadas a fim de demonstrar:
    • a qual agrupamento de compatibilidade (número do agrupamento) pertence aquele item;
    • o grupo de compatibilidade do item;
    • o subgrupo de compatibilidade do item.
  • C - Os registros que foram movidos para novos pedidos terão a caixa de seleção de faturamento desmarcada automaticamente (idem regra básica de separação de itens para pedido filho).



  • (aviso) Importante! Assim como a regra básica de faturamento do sistema, o processo de incompatibilidade considera apenas aqueles itens que estão marcados para faturamento (caixa de seleção da primeira coluna dos itens do pedido).


Cada pedido também demonstrará se o processo de incompatibilidade foi realizado, através da informação "Processo de Incompatibilidade Química realizado", localizada na parte central da janela.

 

Figura 9 - "Pedido-pai" preparado com todos os itens, pendente de processo de checagem e separação automática por incompatibilidade química.


Figura 10 - Processo de incompatibilidade realizado no pedido: este pedido então gerou dois "pedidos-filhos", a fim de comportar os itens incompatíveis quimicamente.
*as células do agrupamento contém cor de fundo apenas para demonstração, não sendo parte da funcionalidade.

 

Figura 11 - Primeiro "pedido-filho" gerado, com a etapa "Efetivação" já realizada automaticamente.


Figura 12 - Segundo "pedido-filho" gerado, com a etapa "Efetivação" já realizada automaticamente.



(ideia)Dica: Para melhor visualização dos agrupamentos realizados pelo sistema, pressione o título da coluna "Nº Agrupamento Compatibilidade". Isto fará com que a grade de itens seja reorganizada por esta infomação.

 

 

(aviso)IMPORTANTE:

  • Visto que os “pedidos filho” possuirão itens compatíveis entre si, estes pedidos quando criados já estarão com sua etapa avançada, constando como já efetivados e como processo de incompatibilidade química já realizado.
  • É possível manipular os pedidos filho depois da separação automática. Para isto basta remover a efetivação do mesmo. Entretanto vale lembrar que ao fazer isto, o pedido perderá a marcação de processo de incompatibilidade já realizado, necessitando efetuar o processo novamente para ser possível faturá-lo.
  • Da mesma forma, é possível remover a efetivação e voltar etapas do "pedido-pai", sendo possível realizar o processo de incompatibilidade novamente. Contudo, os itens já separados não voltarão ao "pedido-pai". Da mesma forma, adicionar itens semelhantes aqueles que foram separados não fará com que o sistema os agrupe nos "pedidos-filhos" já gerados, uma vez que a separação é por processo, ou seja, uma vez realizada e feita a separação, apesar de relacionados como pai e filho, cada pedido prossegue individualmente.


(informação)OBSERVAÇÕES:

  • Em algumas situações não haverá desmembramento, por não ser necessário, isto é, casos em que o pedido de vendas possui apenas itens compatíveis entre si.
  • O processo de incompatibilidade química antecede os processos de "Expedição", "Faturamento" bem como de "Endereçamento WMS", se pertinente. Ou seja, separa-se primeiro os itens em seus respectivos pedidos de acordo com a compatibilidade química e depois cada pedido (inclusive o "pedido pai") deve ser endereçado no WMS (se o uso do WMS estiver ativo).