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OBJETIVO

Permitir gerenciar permissões, prover rastreabilidade e implementar funcionalidades necessárias no módulo das Ordens de Serviço de Manutenção (OSM).

UTILIZAÇÃO

1. Permissões do Usuário na Central de Manutenção

Acesse a janela "Cadastros > Permissões da Central de Manutenção" (Figura 1 abaixo) e inclua os usuários que têm permissão de executar ações na Central de Manutenção.

Figura 1 - Permissões da Central de Manutenção

 

Detalhamento dos Campos

Aponta Usuários Diferentes: permite incluir apontamentos de horas de Levantamento/Execução para qualquer manutentor. Ações da Central de Manutenção podem ser registradas por usuários do ERP que não sejam manutentores.
Acessa Apontamentos: permite abrir a janela com todos os apontamentos e fazer a manutenção (inclusão, alteração e exclusão) destes.

Levantamento
Acessa Levantamento: permite ver a seção com os botões de ação da etapa Levantamento na Central de Manutenção.
Registra Levantamento: permite registrando o apontamento executando as ações Iniciar/Parar Levantamento.
Finaliza Levantamento: permite finalizar a etapa Levantamento da OSM.

Execução
Autoriza Execução: permite autorizar/negar autorização.
Acessa Execução: permite ver a seção com os botões de ação da etapa Execução na Central de Manutenção.
Registra Execução: permite registrando o apontamento executando as ações Iniciar/Parar Execução.
Finaliza Execução: permite finalizar a etapa Execução da OSM.
Volta Status: permite voltar a OSM para o status Levantamento A Finalizar.

Encerramento
Acessa Encerramento: permite ver a seção com os botões de ação da etapa Encerramento na Central de Manutenção.
Encerra OSM: permite encerrar OSM.
Volta Status: permite voltar a OSM para o status Execução A Finalizar.
Reabre OSM: permite voltar a OSM para o status inicial (Levantamento a Iniciar).

(aviso) IMPORTANTE: os usuários preexistentes precisam ter estas permissões configuradas para terem acesso às ações.

2. Chamado de OSM

Ao selecionar o Equipamento, os campos "Departamento", "Setor" e "Centros de Custos" são copiados do cadastro do Equipamento. Alterações destas informações no cadastro do equipamento não se refletem neste cadastro do chamado da OSM (Figura 2).

Figura 2 - Departamento, Setor e Centros de Custos no Chamado da OSM


3. Cadastro da OSM

a) Na aba Geral, ao selecionar o Equipamento, os campos "Departamento", "Setor" e "Centros de Custos" são copiados do cadastro do Equipamento. Alterações destas informações no cadastro do equipamento não se refletem neste cadastro da OSM (Figura 3).


Figura 3 - Ordem de Serviço de Manutenção


b) Os campos "Risco aos Funcionários", "Risco aos Produtos" e "Intervenção" visam o controle de qualidade do processo. Estes campos podem ser visualizados nas telas Central de ManutençãoAnálise da OSM. Estes campos contém as seguintes opções:

  • Risco aos Funcionários: SIM / NÃO
  • Risco aos Produtos: SIM / NÃO
  • Intervenção: Mecânica / Elétrica / Predial / Eletromecânica

c) O botão Apontamentos abre a janela detalhada no item 3.2 abaixo.
d) O campo Data Encerramento é preenchido automaticamente ao encerrar a OSM na Central de Manutenção.
e) O campo Manutentor Responsável (apenas leitura) exibe o manutentor atualmente responsável por esta OSM (atribuído na janela Central de Manutenção).
f) O campo "Motivo Não Autorizada" exibe o texto informado ao cancelar a execução da OSM.

3.1 Janela do Botão Manutentores

A busca F3 do campo Manutentor exibe a informação Filial Manutenção do operador (Figura 4).

O campo “Solução Prevista” é opcional, pois esta será identificada durante o levantamento.

Figura 4 - Operadores (Manutentores) da OSM

 

3.2 Janela "Apontamentos Horas - OSM"

Esta janela (Figura 5 abaixo) exibe os apontamentos registrados nas ações Iniciar, Parar e Finalizar das etapas Levantamento e Execução. Ela também possibilita fazer a manutenção, caso necessário.
A parte superior possui um cabeçalho com informações da OSM selecionada e a parte central contém a grade dos apontamentos desta OSM. Na parte inferior são totalizadas as horas apontadas.
Cada apontamento não pode exceder 99 horas e 59 minutos de duração, mas pode-se registar mais de um apontamento, e para quantos manutentores for necessário, até a realização de cada etapa.
A OSM "encerrada/cancelada" não pode ter seus dados alterados, incluindo seus apontamentos.

Figura 5 - Janela de Apontamentos

4. Cadastro de Equipamento

Na aba Geral, o campo "Ativo Fixo" exibe a "Descrição Detalhada" do cadastro "Item do Ativo Fixo" (IAF). A consulta F3 exibe também as colunas código e descrição do bem. Ao selecionar o item do ativo fixo os campos "Departamento", "Setor" e "Centro de Custos" recebem uma cópia dos dados preenchidos no IAF (Figura 6).

  • Departamento: lista somente da filial informada
  • Setor: lista os setores do departamento informado
  • Centro de Custos: lista centros de custos ativos, analíticos e do ano da data ativa no sistema

Figura 6 - Departamento, Setor e Centro de Custos do Equipamento

 

A janela do botão Periodicidade (Figura 7 abaixo) permite a alteração do "Data Última Manutenção" para que o usuário possa reprogramar as manutenções, visto que os campos "Tipo de Tempo" e "Tempo" são passíveis de alteração.
Neste caso, cabe ao usuário dar a devida manutenção (excluir ou encerrar) nas OSMs que já foram programadas automaticamente pelo sistema antes da alteração.

Figura 7 - Cadastro de Equipamento - Manutenção Periodicidade


5. Central de Manutenção

Esta janela gera automaticamente os Chamados de OSM ou as próprias OSMs (de acordo com o definido em "Parâmetros Manutenção", campo "Preventivas Gerar OSM"). Estes registros são gerados com uma cópia das informações "Departamento, Setor e Centro de Custos do Equipamento" atuais do equipamento no momento da geração. 

5.1 Pesquisa

Abaixo são listadas as opções do campo Status da pesquisa (Figura 8).

Figura 8 - Status para Pesquisa


OpçãoObservação
TODOS PENDENTESQualquer status diferente de Encerrada e Manutenção Cancelada
TODOSQualquer status
ETAPA LEVANTAMENTOQualquer status na etapa Levantamento
ETAPA EXECUÇÃOQualquer status na etapa Execução
ETAPA ENCERRAMENTOQualquer status na etapa Encerramento
LEVANTAMENTO A INICIAR 
LEVANTAMENTO PAUSADO 
LEVANTAMENTO A FINALIZAR 
EXECUÇÃO A AUTORIZAR 
EXECUÇÃO A INICIAR 
EXECUÇÃO PAUSADA 
EXECUÇÃO A FINALIZAR 
EXECUÇÃO A APROVAR 
ENCERRAMENTO A FINALIZAR 
ENCERRADA 
MANUTENÇÃO CANCELADA 

Tabela 1 - Opções para Pesquisa por Status 

 

5.2 Grade Chamados de Manutenção

A coluna Solicitante (Figura 9 abaixo) identifica o usuário que fez a abertura do chamado e as colunas "Departamento", "Setor" e "Centro de Custos" (Figura 10) exibem as informações do equipamento copiadas para o chamado.

Ao clicar no botão "Gerar Ordem", a OSM será gerada com uma cópia das informações "Departamento, Setor e Centro de Custos do Equipamento" atuais do equipamento no momento da geração. 

Figura 9 - Grade Chamados de Manutenção

Figura 10 - Departamento, Setor e Centro de Custos do Equipamento no Chamado


5.3 Grade Ordem de Serviço de Manutenção

Para atribuir o Manutentor Responsável à uma OSM, clique na célula para selecioná-la e clique no botão da célula para listar os manutentores (cadastrados no módulo "PCP > Chão de Fábrica > Cadastros Diversos > Cadastro de Operadores", configurados como “Manutenção = SIM” e com Filial Manutenção igual a filial da OSM ou em branco), selecione o manutentor e clique em outa linha para gravar a alteração (Figura 11).

Sempre que um novo "Manutentor Atual" for atribuído à OSM, este será automaticamente incluído no cadastro desta OSM (aba Manutentores) caso ainda não conste nele.

Figura 11 - Grade Ordem de Serviço de Manutenção


As colunas "Departamento", "Setor" e "Centro de Custos" (Figura 12) exibem as informações do equipamento copiadas para a OSM.

Figura 12 - Departamento, Setor e Centro de Custos do Equipamento na OSM

Ações com a OSM selecionada

a) As ações da Tabela 2 abaixo obedecem as permissões do item 1 (acima) e não atualizam o Manutentor Responsável da OSM.

LevantamentoExecuçãoEncerramento

Tabela 2 - Ações com as OSMs


 

b) As ações Iniciar, Parar e Finalizar exibem um quadro com as informações do apontamento, sugerindo data e hora atuais, para confirmação do usuário, conforme demonstrado nas Figuras 13 a 15 abaixo para a etapa Levantamento. O mesmo ocorre na etapa Execução. Pode ser registrado para manutentor diferente, conforme permissão.

                 

Figuras 13 a 15 - Ações Iniciar, Parar e Finalizar Levantamento

 

c) Quando as ações não registram apontamento (“Finalizar Levantamento/Execução”, "Autorizar/Não Autorizar Execução", "Voltar Status para Levantamento/Execução" e "Encerrar/Reabrir OSM") elas gravam no "Log" a ações executada.
d) Inclui o manutentor automaticamente ao incluir apontamento no Iniciar Levantamento/Execução.
e) O botão Apontamento exibe a janela "Apontamento Horas – OSM" (item 3.2 acima) com todos os apontamentos, para a manutenção destes.

Etapa Levantamento

Botão Iniciar
a) O status da OSM deve ser “Levantamento A Iniciar”, “Levantamento A Finalizar” ou “Levantamento Pausado” para esta ação.
b) Um usuário não pode iniciar um levantamento com outro em aberto em seu nome.

Botão Parar
a) O status da OSM deve ser "Levantamento a Finalizar" para esta ação.
b) Deve existir levantamento em aberto para esta ação.
c)  Altera o status da OSM para “Levantamento Pausado”.

Botão Finalizar
a) O status da OSM deve ser “Levantamento a Finalizar” ou “Levantamento Pausado” para esta ação.
b) Altera o status da OSM para “Execução A Autorizar”.
c) Não pode haver apontamentos em aberto (apenas com data e hora de início) na etapa.

Etapa Execução

Botão Autorizar
a) O status da OSM deve ser “Execução A Autorizar” para esta ação.
b) Se autorizada, altera o status da OSM para “Execução A Iniciar”.
c) Não pode haver levantamentos em aberto na etapa anterior.
d) Se não autorizada, encerra a OSM com o novo status “Manutenção Cancelada” e o motivo informado.

Botão Iniciar
a) O status da OSM deve ser “Execução A Iniciar”, “Execução A Finalizar” ou “Execução Pausada” para esta ação.
b) Não permite iniciar uma execução com outra em aberto para o mesmo manutentor.

Botão Parar
a) O status da OSM deve ser "Execução a Finalizar" para esta ação.
b) Deve existir execução em aberto para esta ação.
c)  Altera o status da OSM para “Execução Pausada”.

Botão Finalizar
a) O status da OSM deve ser “Execução a Finalizar” ou “Execução Pausada” para esta ação.
b) Altera o status da OSM para “Encerramento A Finalizar”.
c) Não pode haver apontamentos em aberto na etapa.
d) Se houverem "Materiais Utilizados (Composição)", é registrado o Centro de Custos da OSM ao efetuar a baixa destes. Esta informação aparece no relatório da "Movimentação Interna" (Figura 16):

Figura 16 - Centro de Custo da OSM na Movimentação Interna

 

Botão Voltar Levantamento
a) O status da OSM deve ser “Execução A Autorizar”, “Execução A Iniciar”, “Execução A Finalizar” ou “Execução Pausada” para esta ação.
b) Altera o status da OSM para “Levantamento A Finalizar”.
c) Não pode haver apontamentos em aberto.

Etapa Encerramento

Botão Encerrar OSM
a) Se o status da OSM for “Encerramento A Finalizar”, altera o status para “Encerrada”.
b) Se a OSM estiver em status diferente de “Encerramento A Finalizar”, solicita o motivo e encerra a OSM com o status "Manutenção Cancelada".
c) Não pode haver apontamentos em aberto.
d) O campo Solução deve estar preenchido na OSM.

Botão Voltar Execução
a) O status da OSM deve ser “Encerramento A Finalizar” para esta ação.
b) Altera o status da OSM para “Execução A Finalizar”.

Botão Reabrir OSM
a) O status da OSM deve ser “Encerrada” ou “Manutenção Cancelada” para esta ação.
b) Se confirmado, altera o status da OSM para “Levantamento A Iniciar” e apaga o motivo de não autorização se existir.

 

6. Cadastro de Preditivas

Ao acessar a janela "Cadastro de Preditivas > Máquinas", são visualizadas as informações "Departamento", "Setor" e "Centro de Custos" que estão cadastras no Equipamento (Figura 17).

Figura 17 - Departamento, Setor e Centro de Custos na Máquina de Preditiva

7. Análise de OSM

Nas consultas realizadas pela tela "Análise de OSM", os campos "Intervenção", "Risco aos Funcionários" e "Risco aos Produtos" são exibidos após a coluna "Preventiva Desc.", na seção "Ordem de Serviço de Manutenção" (Figura 18).

Figura 18 - Colunas Intervenção, Risco aos Funcionários e Risco aos Produtos

 

8. Cadastro de Operadores/Manutentores

Os manutentores encontram-se no "Cadastro de Operador (Chão de Fábrica)" e podem estar limitados a uma filial específica ou atuar em todas as filiais quando o campo Filial Manutenção estiver vazio (Figura 19).

Nas janelas acima, onde o manutentor é selecionado, são listados apenas os manutentores da filial da OSM e os que estiverem sem uma Filial Manutenção específica. As colunas e campos que exibem a "Filial do Manutentor" ficam em branco nestes casos.

Figura 19 - Cadastro de Operador/Manutentor


9. Geração Automática das Preventivas

Para configurar o processo mencionado nos itens 4 e 5 acima, acesse a janela "Parâmetros da Manutenção" (Figura 20) e selecione as opções disponíveis para os campos "Preventivas Gerar OSM" e "Etapa de Geração das Preventivas". Veja as informações do texto "Ajuda" dos campos para escolher a opção mais adequada ao seu processo.

Figura 20 - Parâmetros da Manutenção


Ao gerar uma preventiva em uma etapa da OSM, o sistema exibe uma mensagem (Figura 21) com o número do Chamado/OSM gerado e a data programada.

Figura 21 - Mensagem da Preventiva Gerada

10. Aprovação de Execução de OSM

a) Acesse "Parâmetros Manutenção" e ative a opção "Aprova Execução OSM" para determinar que a OSM passará pelo processo de aprovação da execução do serviço antes de ser encerrada.

b) As OSMs pendentes de aprovação possuem o status "10-EXECUÇÃO A APROVAR" (Figura 22) para filtro na pesquisa e para as ações na etapa Aprovação. É necessário informar o motivo de reprova de execução de OSMs, que aparecerá no cadastro da OSM e na tabela de OSM da Central.

c) Para permitir que um usuário possa aprovar/reprovar OSM aberta por outros usuários, acesse "Permissões na Central de Manutenção" e ative a opção "Aprova Execução Usuário Diferente".

Figura 22 - Aprovação de Execução de OSM

11. Parada de Máquina

a) No cadastro da OSM existe os campos Parada de Máquina e Data e Hora da parada, para preenchimento antes da execução da manutenção, se necessário.

b) Ao finalizar a execução de uma OSM o sistema pergunta: "Houve parada de Máquina?". Ao clicar em "Sim" é exibido o quadro (Figura 23) para apontamento da parada de máquina.

c) Se o usuário tiver a permissão "Aponta Usuário Diferente" pode efetuar o apontamento para outros manutentores. 

Figura 23 - Apontamento de Parada de Máquina


d) Na janela de apontamentos da OSM é exibida uma tabela (Figura 24) com os apontamentos de Parada de Máquina, podendo ser apontadas várias paradas de máquina para a mesma OSM. 

e) O sistema verifica se já foi lançado uma parada de máquina para o mesmo manutentor e com horário conflitante, evitando lançamento em duplicidade.

Figura 24 - Parada de Máquina nos Apontamentos da OSM

12. Motivo de Reabertura OSM

a) Acesse "Motivo Reabertura OSM" (Figura 25), inclua os motivos e ative-os para utilizá-los na "Central de Manutenção".

Figura 25 - Motivos de Reabertura de OSM

13. Histórico da OSM

a) Ao clicar no botão "Histórico OSM" no cadastro da OSM, será exibida uma consulta (Figura 26) dos registros para os seguintes eventos: "Abertura", "Execução Aprovada", "Execução Reprovada", "Encerrada", "Manutenção Cancelada" e "Reaberta".

b) OSM antigas não possui histórico de eventos executados antes desta funcionalidade.

c) A coluna Motivo é utilizada para o evento "Reabertura".

Figura 26 - Histórico da OSM

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