Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados
Está a ver a versão antiga (v. /display/MFP/REAJUSTE+SALARIAL+EM+LOTE) desta página. ver diferenças ·  ver histórico de página

REAJUSTE SALARIAL EM LOTE

Para que o sistema execute a atualização dos salários de todos os funcionários, em lote,  na situações de convenção ou dissidio coletivo, deverão ser seguidas as instruções abaixo expostas.

Antes de iniciar o processo, posicionar o sistema na folha de Salário e verificar se não está processada. Se estiver, desfazer o processamento da competência.

REAJUSTE POR SINDICATO: ACESSAR OPÇÃO "SINDICATOS" DO MENU

1º) Para aplicar os dissídios conforme os sindicatos das categorias, acessar através do Menu a opção “SINDICATOS” selecionando o sindicato que negociou o reajuste salarial, preenchendo as opções abaixo indicadas:

 

Preencher a opção "Reajuste de Salário" e gravar as informações.

- No campo “Data de Homologação do Dissidio” deverá constar a competência em que está sendo aplicado o dissídio na folha de pagamento.

- Os campos “Reajuste valor teto” e “reajuste percentual” deverão ser informados apenas nas duas primeiras posições, ignorando as demais; a proporcionalização de aplicação do percentual o sistema fará automaticamente se informado S-Sim no campo “Proporcional aos meses de registro” na tela de aplicação do reajuste que será a seguir exposta.

- Se no sindicato tiver um "piso salarial" no qual todos os trabalhadores vinculados ao sindicato deverão estar, independente da data de admissão, informar o piso no campo "Reajuste Piso (faixa 1)", indicado abaixo.

- As demais faixas para reajuste somente serão preenchidas apenas em casos específicos, se constar em CCT percentuais de reajustes variados, diferenciados de proporcionalidade, para faixas salariais diferentes.

EFETIVAÇÃO DO REAJUSTE: ACESSAR OPÇÃO "ALTERAÇÃO CONTRATUAL EM LOTE" DO MENU

2º) Acessar a tela “Alteração Contratual em Lote”, através do menu, e incluir um novo registro de alteração, conforme print abaixo.

O Tipo de Alteração deverá estar marcado como 1 -> Alteração Salarial usando Parâmetros do Sindicato.

 OBS: A cada novo dissidio, novo registro deverá ser criado e não alterado.

- No campo “data da alteração” deve constar o mês em que está sendo aplicado o dissídio na folha de pagamento (o mesmo parametrizado em sindicatos).

- No campo “data do efeito remuneratório” deverá ser informada a data retroativa, caso o dissidio esteja sendo aplicado em atraso;

- Tipo de Alteração: utilizar 1-parametro do sindicato.

- Aplicar os reajustes aos mensalistas e horistas separadamente, inserindo dois processos diferentes, com as informações corretas para cada tipo.

- Caso deseje que o novo salário seja arredondado em real, para não ficar com centavos, preencher o campo “Arredonda (para cima)”, informando S-Sim:

3º) Nessa mesma tela, acessar opção “Filtros” e preencher conforme a preferência:

4º) Selecionar o botão “Executa” para aplicação do dissidio.

Após realizar a conferencia dos novos salários, se precisar cancelar o reajuste para refazer, antes de processar a folha, utilizar o botão “Cancela”, que fará o cancelamento do reajuste.

OBS: As opções de Alterações de Jornada e Geração do Arquivo B.E.M foram utilizados no período da pandemia.

 

REAJUSTE COM O MESMO PERCENTUAL PARA TODOS SEM CONTROLE DE SINDICATO

 

5º) Quando o reajuste coletivo for aplicado com o mesmo percentual para todos os empregados da empresa, independente da categoria sindical, o processo poderá começar direto na tela de Alteração Contratual em Lote, não sendo necessário vincular ao sindicato.

- Para isso, acessar a opção "Alteração Contratual em Lote" do menu e utilizar a opção "2 -> Alteração Salarial", conforme o print anexado abaixo:

Havendo um piso a ser atualizado, informarO campo “Piso do Salário” nesta tela, funciona apenas quando o reajuste for aplicado pela seleção dessa opção 2. Se for pela opção 1, o piso deverá ser informado nos parâmetros do sindicato.

Observação: Havendo na empresa trabalhadores registrados como HORISTAS e MENSALISTAS, é preciso criar e efetivar uma rotina para cada tipo de salário, realizando assim, duas vezes o processo, pois, o sistema não atualiza mensalistas e horistas num mesmo processo.

 Aplique o Filtro de preferencia e execute, através do botão “Executa”:

APÓS REALIZAÇÃO DA EFETIVAÇÃO

6º) Assim que for realizado o processo de efetivação do reajuste, será gerado uma listagem (log) demonstrando os dados da atualização, por colaborador, conforme o print abaixo:

EVENTOS S-2206 APARA O ESOCIAL

7º) Ainda, serão gerados automaticamente os eventos S-2206 de todos os colaboradores para envio ao esocial referente as alterações de salário.
Acessar o aplicativo Ti9 do eSocial e enviar os eventos gerados, conferindo o retorno com sucesso.

IMPORTANTE:

  • Quando conferir o reajuste e verificar que está correto, orientamos que seja feito imediatamente o envio dos eventos S-2206 gerados, porque, se depois precisar fazer nova alteração, a mesma irá sobrepor os eventos gerados no reajuste salarial coletivo.

 

Agosto/2024 – Versão 4.36.66

Labels
  • Nenhum